sábado, 26 de abril de 2014

Edema: Crioterapia X Eletroterapia

O edema é considerado uma resposta normal á lesão que está associada à fase inflamatória. Quanto mais precocemente o edema é tratado melhor a progressão de cura da lesão. Portanto, é muito importante utilizar das técnicas clínicas disponíveis para o seu tratamento, ou seja, a Crioterapia e a Eletroterapia, bem como, entender sobre a utilização de cada uma delas nesta terapêutica.

          
A crioterapia apresenta um papel relevante no controle do edema, devido ao seu potencial de vasoconstrição (redução do fluxo sanguíneo arteriolar com conseqüente redução da permeabilidade celular) e redução da taxa metabólica, porém a crioterapia é contra-indicada nos casos de:
        Alergia ao frio que dependendo da área pode gerar um choque anafilático;
        Crioglobulinemia (em indivíduos com Lúpus, leucemia, artrite reumatóide );
        Aterosclerose (não pode aplicar em certas regiões, como em MMII, pois um vaso aterosclerótico é rígido e não gera resposta fisiológica);
        Vasoespasmo  e sobre áreas de feridas abertas;

Efeitos Fisiológicos da Crioterapia:
        Redução do espasmo muscular;
        Permite mobilização precoce;
        Redução de edema;
        Redução da dor.

 A Eletroterapia por sua vez, neste caso, representada pela Corrente High Volt atua na redução da permeabilidade microvascular às proteínas do plasma, reduzindo a formação do edema ao repelir a absorção das mesmas através da polaridade negativa da corrente. Porém a utilização da corrente High Volt é contra-indicada nos casos de:
        Estimuladores neuromusculares não devem ser usados em pacientes portadores de marca-passo cardíaco de demanda;
        Não deve ser usado para o alívio da dor local sintomática sem etiologia conhecida, a menos que uma síndrome de dor seja diagnosticada.
        Outras contra-indicações incluem pacientes com suspeita de doenças infecciosas e/ou doença em que é aconselhado pelo médico suprimir calor ou febres.

Efeitos fisiológicos da Eletroterapia:
·         Tem efeito sobre todos os tecidos vivos;
   Tem ação sobre os nervos sensitivos (causa sensação de dor)
        Tem ação sobre os nervos motores, causa uma comoção (choque).
A Eletroterapia atua de diversas formas auxiliando no tratamento fisioterapêutico. Conhecer seus meios, efeitos, indicações e contra-indicações são de vital importância para os estudantes e profissionais fisioterapeutas.