segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ultrassom Reduz Gordura Localizada?


   
O conceito de saúde envolve o bem estar físico, psíquico e social, desconsiderando que o termo saúde é ausência de doença
A alteração estética gera distúrbios emocionais e variação do esquema corporal refletindo na sua autoestima. 
A síndrome da desarmonia corporal (SDC) são disfunções da estética corporal e inclui a presença da adiposidade localizada, aumento da gordura corporal total, presença de fibroedema geloide (FEG) e flacidez muscular.
A gordura localizada será o tema abordado nesta matéria, portanto técnicas não cirúrgicas e minimamente invasivas estão crescendo a fim de reproduzir a eficácia da lipoaspiração. Tratamentos como ultrassom (US) não focado, luz infravermelha, radiofrequência e mesoterapia ganharam popularidade por serem métodos seguros e eficazes no efeito cosmético na melhora do contorno corporal. Porém, os resultados que são obtidos na maioria das vezes, são modestos e a redução da circunferência é temporária, por isso apelida-se como “efeito cinderela”, você perde a gordura localizada durante a sessão e dias depois volta tudo ao normal.
Na medicina o aparelho US pode ser utilizado com técnica para diagnóstico, ou como uma modalidade terapêutica. A energia transmitida pelo ultrassom pode emitir sob duas formas, sendo elas: focada e não focada. A forma focada é utilizada para eliminação de gordura, concentra a energia em profundidade precisa do tecido subcutâneo para promover lipólise, ou seja, quebra de gordura no tecido. Esse sistema utiliza a energia mecânica, para destruir as células de gordura sem lesar estruturas vizinhas, pois existem diferentes susceptibilidades ao estresse mecânico induzido pelo ultrassom.
Por sua vez, tecidos ricos em colágeno absorvem maior energia ultrassônica, e pode levar a um aumento da temperatura do tecido, isso dependerá da intensidade, frequência, tempo, técnica de aplicação e qualidade do material. 

         Mas, será que realmente o ultrassom reduz gordura localizada?

        Estudos experimentais revelam que o ultrassom focado é eficaz para o remodelamento corporal, utilizando parâmetros de aplicação corretamente. É importante ressaltar a intervenção direta de outras terapêuticas, como reeducação alimentar e atividade física regular para obter melhores resultados.



         Referências Bibliográficas: 
  • Disponível em < http://revistadonna.clicrbs.com.br/noticia/tecnica-batizada-de-efeito-cinderela-promete-reducao-rapida-de-medidas/>
  • Artigo: SILVAA ,V; MEYER,F; SANTOS,R; RONZIO. Efectos del ultrasonido de alta potencia en la adiposidad localizada. Rev.elsevier doyma; 0211-5638, jun.2014.
  • Artigo: MAUTARI,A; SHONO,M; MÔNACO,P; PRADO,G; OSÓRIO,N. Experiência no uso do ultrassom focado no tratamento da gordura localizada em 120 pacientes. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 2, núm. 4, octubre-diciembre, 2010, pp. 323-325 Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  •  Artigo: MACHADO,G; VIEIRA, R;OLIVEIRA,N; LOPES,C. Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 471-479, jul./set. 2011.
  • Imagem 1: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=ultrassom+focado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIn5fV26HXyAIVipCQCh2yqQ5v&biw=1366&bih=667#tbm=isch&q=corpo+com+gordurinhas+localizadas&imgrc=ID5KRO4moGYlOM%3A
  • Imagem 2: Disponível em: <https://www.google.com.br/oVChMIn5fV26HXyAIVipCQCh2yqQ5v&biw=1366&bih=667#tbm=isch&q=ultrassom+n%C3%A3o+focado+sendo+aplicado+na+barriga&imgrc=rOJuj5B1kBXDDM%3

Compressas fria e quente

"Olá caros leitores, neste post vamos abordar um recurso terapêutico físico muito utilizado em nossas casas, porém usado de maneira incorreta na maioria das vezes: A termoterapia.
A Termoterapia é um recurso que utiliza de energia térmica (aquecimento ou resfriamento/crioterapia) para reabilitação. Os fatores que influenciam no resultado eficaz dessa modalidade de tratamento  são:

·Diferença de temperatura entre o corpo e o meio ambiente
·Características e propriedades térmicas do tecido (se é isolante ou condutor)
·Fatores fisiológicos (por exemplo: fluxo sanguíneo ou metabolismo local)
·Recurso terapêutico  (dimensões da área tratada –aquecida/resfriada;  profundidade de absorção/perda de energia; duração do aquecimento/resfriamento, método de aplicação, dentre outros)
Existem vários agentes de aquecimento e resfriamento, porém neste vídeo mostramos os mais utilizados no cotidiano: Bolsas térmicas (fria e quente)  e massagem com gelo; com os métodos de aplicação corretos para se obter resultados mais eficazes e assim evitar efeitos nocivos aos tecidos.
OBS: As temperaturas ideais para utilização das Bolsas quentes são: 45° a 55° (sendo que a água em que ela estará imersa deverá estar em uma temperatura entre 65° a 75°), já a Bolsa Fria utiliza-se numa temperatura entre 15° a 18° (porém ainda não se tem relatos na Literatura quanto à padronização desses valores), porém ela não pode estar congelada, pois ela precisa estar maleável para uma melhor aderência na superfície que será tratada.
Como alguns efeitos terapêuticos, podemos citar: Analgesia, relaxamento muscular e aumento do metabolismo (Bolsas/Compressas quentes, por ex.);  e controle de edema e dor no pós operatório e traumas músculo esqueléticos,principalmente agudos (Compressas de gelo e massagem com gelo).
Assistam a seguir ao vídeo e confiram como alguns detalhes fazem a diferença!" 





Laser de Baixa Potência

Olá! Hoje iremos falar sobre o Laser de Baixa Potência, um recurso terapêutico físico utilizado na Fisioterapia. Este recurso é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante que representa uma fototerapia atérmica que emite uma energia caracterizada pela monocromaticidade, coerência e colimação produzindo efeitos 
terapêuticos. As particularidades do laser, como o comprimento de onda, o tipo de emissão de luz se é contínuo ou pulsado, a densidade de energia, a freqüência, densidade de potência e a área de tratamento precisam ser consideradas quando se avaliam os efeitos produzidos por esta terapia. 
O laser promove um aumento na microcirculação local, estímulo à proliferação de fibroblastos, síntese de colágeno, estímulo da angiogênese e da epitelização, diminuição dos sinais e sintomas decorrentes do processo inflamatório e modulação da dor. Para melhor entendimento do recurso terapêutico citado segue abaixo o link do vídeo mostrando a aplicação do Laser de Baixa Potência, contendo indicações, contra-indicações,e os parâmetros que devem ser ajustados.


Iontoforese



Um dos vários objetivos que englobam a utilização de correntes elétricas para provocar alterações fisiológicas no corpo humano é a iontoforese. Para aqueles que não conhecem, esse é o nome dado à técnica de introdução de fármacos nos tecidos, através de uma corrente elétrica. Para esse propósito, alguns passos devem ser seguidos e cuidados devem ser tomados, para que a aplicação seja feita corretamente, sem causar nenhum tipo de dano tecidual ao paciente.
Primeiramente, necessitaremos de um aparelho que disponibilize uma corrente direta e contínua. Depois, a colocação dos eletrodos deve ser a monopolar, onde um eletrodo é postado no tecido alvo e outro eletrodo, com o dobro do tamanho do primeiro, é colocado em uma área afastada da região a ser tratada. Outra grande precaução que deve ser tomada é a de depositar o medicamento - em solução aquosa ou gel - no eletrodo de mesma carga/pólo, para que assim ocorra o princípio de repulsão eletrostática. Essa repulsão é fator crucial para que a droga acompanhe o fluxo da corrente e atinja o tecido alvo.
Dentro dessa explicação, aqui vai um vídeo demonstrativo da aplicação terapêutica da Iontoforese!