sábado, 14 de março de 2015

Como pode o fisioterapeuta ajudar a modular a dor durante o programa de reabilitação?

Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo total ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.
A dor pode ser gerada por vários motivos, dentre eles estão: inflamações, doenças, problemas psicológicos e outros. A modulação da dor pode ser feita por vários mecanismos hoje conhecidos. Na fisioterapia nós podemos utilizar a massagem terapêutica, termoterapia, eletroterapia e outros.
A modulação nada mais é do que a redução da frequência com que estímulos nocivos chegam ao Sistema Nervoso. As teorias que explicam esta redução são baseadas em princípios fisiológicos da transmissão da dor (vias ascendentes e descendentes da dor), conhecendo a funcionalidade dessas vias, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde conseguem realizar intervenções a fim de diminuir a forma com que o sistema nervoso percebe a dor.
O fisioterapeuta possui várias técnicas e conhecimentos que o ajudam a modular a dor, intervindo de forma direta e indireta nas vias ascendentes e descendentes da mesma.
Exemplificando esse processo de modulação que o fisioterapeuta realiza, consideremos um paciente com espasmo muscular, sentindo muita dor e não conseguindo realizar movimentos com esta musculatura espasmada, para atuar neste paciente o fisioterapeuta pode utilizar mecanismos elétricos, térmicos e manuais. Para promover uma diminuição imediata da dor e consequentemente relaxamento da musculatura podemos utilizar recursos que aqueçam o local como: compressas quentes, ondas-curtas e micro-ondas, este aquecimento irá atuar aumentando a circulação local e com isso irá diminuir a quantidade de metabólitos que estão irritando os nociceptores e provocando a dor (irá diminuir a quantidade de estímulos nocivos que chegam nas células T). Posteriormente ao aquecimento, podemos utilizar mecanismos que irão inibir os estímulos nocivos, dentre eles estão: massagens terapêuticas e correntes do tipo TENS, onde esta inibição ocorre pelas vias ascendentes através da teoria das comportas (percepção da dor, por meio da estimulação de interneurônios inibitórios) os estímulos do tratamento serão transportados pelas fibras A-beta (são fibras de transmissão rápida, sendo responsáveis por fazer com que a substância gelatinosa feche o portão para estímulos nocivos que desejam chegar nas células T) que dependendo da frequência/quantidade poderão inibir a leitura dos estímulos dolorosos no sistema nervoso.
Com isso, podemos perceber que a fisioterapia utiliza de meios físicos e manuais que interagem com a fisiologia normal do nosso organismo para aliviar/modular a dor.