domingo, 2 de novembro de 2014

O que é FES?



Eletroterapia é o uso de corrente elétrica de baixa e média frenquência para fins terapêuticos. Entre as várias correntes disponíveis dentro da eletroterapia temos a FES - Functional electrical stimulation que traduzido em português significa Estimulação Elétrica Funcional é uma corrente de baixa freqüência.

Para que essa corrente é usada?


A FES é usada para produzir contrações musculares com objetivos funcionais. As contrações são obtidas a partir de pulsos elétricos em microssegundos ou milissegundos aplicados sobre uma frenquência controlada. Com isso obtêm-se contrações mais fisiológicas recrutando as unidades motoras do músculo, com menor risco de queimaduras e o desconforto produzido pela exposição longa a eletroterapia.

A FES provoca contrações de músculos comprometidos, apresentando as seguintes características:

        Espasticos devido ao AVE (Acidente Vascular Encefálico);
        Traumas;
        Paralisia cerebral;
        Lesão medular;
•    Espasmos;
        Imobilizações de membros por períodos longos.


Contra-indicações

        Área do útero gravídico;
        Área pré-cordiale marcapasso cardíaco;
        Câncer;
        Áreas com sensibilidade alterada;
        Espasticidade grave;
        Área da faringe;
        Áreas com presença de trombose arterial ou venosa;


Parâmetros Utilizados

O ideal é a utilização de pulsos com a duração suficiente para ser eficaz, porém o mais breve possível a fim de respeitar o conforto do paciente.                                

As frequências de pulsos na técnica FES se situam na faixa de 30 a 80 Hz, com duração de pulso entre 200 e 600 µseg. Esses parâmetros são os mais utilizados, porém existem outros, que variam de pessoa para pessoa.

Segue abaixo o link de um vídeo demostrativo da contração muscular causada pela corrente FES. Vale lembrar que não é um procedimento doloroso.
http://www.youtube.com/watch?v=iMZYG0QJuaU&sns=em