sábado, 13 de setembro de 2014

Orientações Para Uso do Gelo

O gelo é um "remédio" providenciado no dia a dia em situações de dor causada por eventos traumáticos.
Mas será que você esta fazendo isso da maneira correta?


Muitas pessoas tem adotado a técnica de geloterapia para resolver de pequenos, aos grandes traumas que nos acontecem. Porém existem vários tipos de lesões, e entre elas o gelo pode ajudar nas lesões que se encontram na fase inflamatória. Por isso deve-se procurar uma avaliação profissional (Fisioterapeuta) para que o mesmo identifique o tipo de lesão e a fase em que ela se encontra, para determinar o tratamento correto.
Caso seja necessário o tratamento com o gelo, a fisioterapia disponibiliza a crioterapia. A crioterapia é tratamento que utiliza a diminuição da temperatura local para fins terapêuticos, que são:


  • Alívio de dor;
  • Controle da formação de edema;
  • Redução do espasmo muscular;
  • Facilitador para o ganho de flexibilidade e mobilizações articulares.

 

Formas de aplicação:


A crioterapia pode ser aplicada de várias maneiras, dependendo das características da região a ser tratada, como: tamanho da região, áreas com proeminências ósseas e etc. As formas de aplicação variam entre, bolsas térmicas, compressas geladas e banho de imersão.

As bolsas térmicas são compostas por um gel, que conserva o resfriamento por um período depois de serem retiradas da geladeira. Na ausência desta bolsa, pode ser utilizado um saco plástico com cubos de gelo triturados. Estes recursos devem ser aplicados por períodos de 15 a 20 minutos, três vezes ao dia.

Na compressa fria é utilizada uma toalha molhada envolvida por cubos de gelo. A aplicação também gira em torno de 20 minutos, três vezes ao dia.


A imersão em água gelada o segmento lesado é coberto por  uma banheira ou tonel repleto de gelo e água muito fria, devendo permanecer por no máximo 20 minutos, uma única vez ao dia.