domingo, 31 de agosto de 2014

Assepsia para uso de RTF: quando e por que fazer?


A Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos no organismo. Portanto, é o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.
Ao utilizar os Recursos Terapêuticos Físicos (como ultrassom, laser, correntes, etc) que entram de forma direta com o paciente, é preciso muito cuidado com a higienização desses aparelhos para não serem portadores de microorganismos bacterianos e reverter o foco de utilização dos mesmos. O foco da higienização dos equipamentos se encontra na parte que entra em contato com o paciente. Um exemplo são os eletrodos, que quando não são descartáveis, devem ser higienizados com água e sabão de forma correta após o uso, pois sua superfície entra em contato com a superfície do paciente que pode está portando microorganismos.
Para um atendimento seguro, sem riscos para o paciente, é preciso que sigamos rigorosamente as instruções de assepsia corretamente antes e após cada atendimento.


            Cuidados com o paciente:
A região deve estar desnuda e, em caso de bandagens na área de tratamento, todas terão de ser removidas. Assegurar que não há pelos na área a ser tratada, pois no caso da eletroterapia, por exemplo, influenciará na condução da corrente. Verificar se a pele está seca e sem a presença de cremes hidratantes ou algo desta natureza, caso haja, realizar a assepsia da pele com água e sabão. Alguns RTF’s necessitam de uma proteção da pele com toalha para sua aplicação, como por exemplo, as compressas quentes e de gelo. Após a aplicação do recurso, caso este gere algum efeito como a sudorese local, deve-se secar a área.


Cuidados com o equipamento e local:
Verificar a limpeza do ambiente, realizando a limpeza da maca, almofadas e rolos para o posicionamento do paciente. Assegurar que o equipamento está zerado e em bom estado. Após o uso, o recurso deve ser limpo, de acordo com as especificações do manual de instruções, sem o uso de substâncias que possam desgastar ou prejudicar a vida útil e a qualidade do aparelho.