sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que saber antes de comprar um equipamento de Recurso Terapêutico Físico?


Será que os equipamentos de recursos terapêuticos físicos (RTF) disponíveis no mercado estão adequados com as especificações técnicas e objetivos de cada terapia?

Ao comprar um equipamento de recurso terapêutico físico, é necessário que o fisioterapeuta saiba lidar com as diversas ofertas do mercado. Para isso, é preciso que ele tenha conhecimento prévio e informações sobre a função daquele recurso, pois do contrário a escolha poderá ser incorreta, trazendo riscos para o paciente.

Existe no mercado, uma grande variabilidade de aparelhos com vários tipos de modelos dependendo do fabricante. Quanto mais moderno for, ele fica mais caro, sendo assim a maior diferença está no designer.

O fisioterapeuta, primeiramente, terá que saber qual é a demanda de tratamentos procurados pelos seus pacientes e o que vai ser tratado em sua clínica. Na utilização de RTF, ele tem que conhecer o tipo de energia que esse aparelho fornece, se é:
v Energia eletromagnética;
v Energia Mecânica;
v Energia elétrica ou;
v Energia térmica (aquecimento e resfriamento).


Ao manusear o aparelho é importante associar seus conhecimentos com o manual de instruções, verificar o que o aparelho permite regular. É papel de o profissional saber os tipos de propriedades existentes e identificá-las em cada aparelho, definir suas aplicações e os parâmetros necessários para alcançar o objetivo.

Entrevistamos o Fisioterapeuta Fabiano Botelho, que trabalha na área de ortopedia. Para sabermos mais o que interfere na hora da compra e quais os critérios na hora de comprar um aparelho.

O que um fisioterapeuta precisa saber antes de comprar um equipamento de RTF?
“A primeira coisa é saber o que se espera daquele recurso, por exemplo, se ao comprar um ultrassom pra conseguir algum tipo de efeito térmico ele vai ter que saber qual é o público que ele vai atuar com aquele recurso. Pois, tem ultrassom com a penetração maior e ultrassom que é mais superficial. Então, pra cada perfil de paciente que aquele fisioterapeuta trabalha, tem um aparelho. É importante conhecer o público, assim realizará uma compra necessária. Além disso, deve-se levar em conta o preço do aparelho. Realizar uma pesquisa de mercado, comparando se aquele equipamento que é mais caro tem as mesmas funções de um com o preço mais acessível.”

E ele tem que pesquisar sobre esses aparelhos?

“Antigamente tinham poucas marcas, poucos fabricantes. Hoje tem uma grande quantidade de aparelhos com vários fabricantes e tem muitos aparelhos importados chegando. Quando se opta pela escolha de um aparelho, temos que estudar muito, saber sobre os fabricantes e conhecer o aparelho para que possamos obter o melhor custo benefício tanto para o fisioterapeuta, quanto para o paciente.”