segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ciência X Mercado


A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta e uma das áreas em expansão, sendo assim a formação de profissionais especializados deve ser com base científica em todas as aplicações e ações terapêuticas. Isso se torna imprescindível para que se tenha um tratamento seguro e eficaz de patologias como flacidez, obesidade, fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, cicatrizes hipertróficas e queloides, lipodistrofia localizada e ainda no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reparadora, como no caso das queimaduras.
Apesar de estudos apresentarem boa efetividade na aplicação de agentes físicos muitas vezes a ciência não consegue acompanhar a rapidez com que se constroem novos aparelhos, novas tecnologias onde existe uma diversidade de  correntes e cada uma  possui suas particularidades próprias quanto às indicações e contraindicações sendo assim devemos ter cautela na escolha  do local e  de um profissional que  seja extremamente ético e saiba o seu limite de conhecimento e atuação, pois nem tudo que é novo significa ser o melhor e que deva ser usado sem critérios. ) Não é recomendado o uso de aparelhos, ou técnicas que não são comprovadas cientificamente, pois isso pode levar a um problema ou riscos a nossos pacientes/clientes.
Fique atento com compras de pacotes e produtos em sites de compras coletivas pois oferecem facilidade da compra é preços inferiores ao preço real utilizando de marketing bastante atrativo com imagens de homens e mulheres esteticamente perfeitos que já é proibido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

O Coffito vem realizando incansáveis estudos com base em evidências científicas para regulamentar a aplicação dos diversos recursos, resguardando assim, a saúde dos usuários”