segunda-feira, 21 de abril de 2014

RTF e dermato funcional em: Criolipólise


A fisioterapia dermato funcional é uma das especialidade da fisioterapia que vem potencializando o mercado da estética. Devido à busca idealizada pelo "belo”, e influenciado pelo modismo inserido pela mídia, se faz necessário que seja estabelecida uma correlação entre a prática e a experiência científica para mensurar a efetividade da conduta. Dessa forma, técnica utilizadas serão definidas a partir do objetivo do tratamento, sendo elaboradas durante o processo de avaliação. Assim os resultados alcançados serão satisfatórios, o que consequentemente será caracterizado pela melhoria na qualidade de vida, recuperação da autoestima em casos tias como : disfunções gerais da pele , distúrbios vasculares (linfa edema ), distúrbios oro faciais e pré e pós operatórios.  Alguns recursos são utilizados para estes tratamentos como: laser, LED, luz pulsada, massagem manual, massagem mecânica com vácuo ou roletes, cavitação por ultra som terapêutico, correntes terapêuticas com diferentes formatos de ondas, ondas de choque criolipólise, crioterapia.
Neste post falaremos sobre criolipólise


Criolipólise

É um método de tratamento recente no mercado, que tem como objetivo a redução de gordura em uma área especifica do corpo.
O que torna o tratamento diferente, é que ele usa tecnologia de resfriamento avançado no tecido adiposo, causando uma morte celular dos adipócitos através de um processo gradual que dura em torno de três meses de tratamento com uma hora de aplicação por seção, trata - se de um método não invasivo por não fazer uso de agulhas e nem de cânulas.




              
Como funciona?

O resfriamento é feito pela ponteira do aparelho que suga a pele da área a ser tratada, resfriando esse local em um nível capaz de causar apoptose dos adipócitos sem causar danos aos outros tecidos e estruturas do corpo (-10°) e a pele é protegida por uma película de gel durante a seção, a crio lipólise é feita através de um aparelho que mata as células de gordura através do frio.


A explicação é simples

 As células de gordura são extremamente sensíveis ao frio, por isso, o resfriamento intenso e controlado ajuda a combatê-las. A baixa temperatura provoca a desagregação de gordura e danifica as células, que são eliminadas pelo organismo ao longo de em média, dois a três meses.
As células congeladas durante o procedimento são puxadas pelo aparelho através de vácuo e são interpretadas pelo organismo como células estranhas, sendo liberadas lentamente pelo sistema linfático e metabolizadas no fígado, sem comprometer seu funcionamento.

A recuperação da crio lipólise é simples deixando uma vermelhidão no local tratado e um inchaço que pode durar até duas semanas, os resultados podem ser percebidos em até dois meses após a primeira aplicação. Em cada sessão o paciente perde cerca de 20% a 25% da gordura na região aplicada. O número de sessões varia de acordo com a espessura de gordura de cada um e do resultado esperado pelo paciente com uma media de duas a três seções por região