domingo, 23 de março de 2014

RTF: Quem pode comprar?

                                                            
Os equipamentos terapêuticos físicos são comercializados de forma livre e não há uma restrição para a compra dos mesmos. O foco da venda está na marca do produto e na sua estética e não nos efeitos fisiológicos que os equipamentos eletroterápicos podem promover para certas condutas médicas, fisioterápicas e odontológicas. Isso se deve à falta de uma legislação válida que restringe a compra de tais equipamentos à profissionais qualificados, com conhecimentos específicos e autorizados para sua aplicação.  

Em virtude disso, os acidentes ocorrem devido à ausência de informações e conhecimentos sobre os parâmetros a serem ajustados para determinados tratamentos e suas possíveis consequências tais como:
 - queimaduras
 - agravar pacientes com carcinomas. Ex.: metástase
 - etc.

    De acordo com a Lei nº 216 - de 13.11.78- COFFITO
Art. 3º.  Constituem atos privativos de o fisioterapeuta prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função do corpo humano, por meio de:
                        I - ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, eletroterápico ou sonidoterápico, determinando:
                        a) o objetivo da terapia e a programação para atingí-lo;
                        b) a fonte geradora do agente terapêutico, com a indicação de particularidades na utilização da mesma, quando for o caso;
                        c) a região do corpo do cliente a ser submetida à ação do agente terapêutico;
                        d) a dosagem da freqüência do número de sessões terapêuticas, com a indicação do período de tempo de duração de cada uma; e
                        e) a técnica a ser utilizada;
Portanto, faz-se necessário a regulamentação para a aquisição de tais recursos e o conhecimentopor parte dos usuários, de profissionais que possa aplicá-los.

RTF e estética: O preço da beleza - Parte II

RISCOS E CONSCIENTIZAÇÃO

           
            Quanto aos riscos à saúde em relação á venda e uso indiscriminado desses produtos e serviços, o Dr. Wilen Heil, conselheiro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), afirma: “Todos os procedimentos têm indicações e contra-indicações. A presença de marcapasso cardíaco ou DIU, limitam uma série de procedimentos comumente utilizados em clínicas estéticas”. Os recursos de Eletroterapia, por exemplo, além da região de marcapasso são contra-indicados suas aplicações na área pré-cordial, área faríngea, nos seios carotídeos, áreas onde exista a presença de trombose arterial ou venosa, região abdominal em mulheres grávidas, áreas de tumor e em pele irritada. Segundo o doutor, “A população precisa entender que tais procedimentos podem oferecer riscos à saúde caso não sejam indicados pelo profissional habilitado. Além do mais, uma avaliação prévia será a garantia de que o melhor recurso será empregado para cada caso. O Coffito vem realizando incansáveis estudos com base em evidências científicas para regulamentar a aplicação dos diversos recursos, resguardando assim, a saúde dos usuários”
            Com relação às compras de pacotes de tratamento online, o conselheiro repudia dizendo que, “Serviços fisioterapêuticos ou terapêuticos ocupacionais não podem ser vendidos em um site de compras coletivas simplesmente porque a escolha dos recursos mais indicados a cada condição depende de uma avaliação individualizada do caso feita por um profissional Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional”.

            Ter a pele perfeita, perder gordurinhas, ficar livre de celulites e estrias é o sonho da maioria das brasileiras e brasileiros, porém é extremamente importante que antes de iniciar qualquer tratamento utilizando Recursos Terapêuticos Físicos, se preocupar em procurar clínicas especializadas com fisioterapeutas legalmente habilitados a cuidar, prevenir, promover e restaurar a sua saúde.  Ao invés de resultados significantemente positivos, ninguém espera ganhar queimaduras, feridas e cicatrizes permanentes, não é mesmo? Fica aqui registrado a condenação do uso e compra indiscriminada de aparelhos por profissionais incapazes e pessoas comuns.


                                O tema é bastante sério, não entregue sua saúde a leigos!