domingo, 16 de março de 2014

RTF em: Fisioterapia Animal


   Analisando o conceito da palavra Fisioterapia (FISIO – agente físico e TERAPIA- tratamento), compreendemos que esta é uma ciência que tem por competência tratar e analisar alterações patológicas usando de recursos físicos, com o objetivo de preservar ou restaurar a função de um tecido ou orgão. (Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde).
Desde então a Fisioterapia vem ampliando seus campos, tendo resultados até mesmo com os animais. É isso ai, até a galerinha da Veterinária tem sido beneficiada com os recursos terapêuticos físicos.
   Pensando nisso, por que não sugerir que os animais que possuem articulações , movimento e disfunções de movimento, e que recebem o tratamento semelhante o proposto para os seres humanos, fossem tratados pelo Fisioterapeuta  que é possuidor do conhecimento técnico especifico dos métodos e recursos de tratamento de eletroterapia? Ampliando o seu campo de atuação na aplicação dos mesmos, em animais? Essa prática é limitada por uma questão de falta de conhecimento do próprio Fisoterapeuta nas áreas de Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, Patologia Clinica e Cirúrgica  dos animais, que são considerados conhecimentos privados de avaliação do Médico Veterinário, atendimento previsto no conselho de ética de Medicina Veterinária (LEI No 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968).
POR QUE NÃO INCLUIR OS ANIMAIS EM NOSSO CONSELHO ÉTICO?

POR QUE NÃO HÁ INTERAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS? 


    Nós Fisioterapeutas e futuros Fisioterapeutas devemos buscar nosso espaço nesse campo promissor, com a intenção de somar aos demais profissionais já atuantes nessa área, afinal, os Recursos Terapeuticos Físicos proporcionam muitos benefícios aos animais, como o tratamento da dor, o fortalecimento muscular, o reparo tecidual, entre outros. Podendo afirmar também que a utilização dos recursos em animais foram adaptados de técnicas fisioterápicas em humanos.
De qualquer forma, nosso objetivo é mostrar que, com o trabalho em equipe haverá um crescimento para os profissionais de ambas as áreas, pela troca de multiplos conhecimentos, que envolvem cada competência, sendo os maiores beneficiados os animais que serão tratados. 

RTF e estética: O preço da beleza - Parte I

      Em uma sociedade que impõe padrões de estética e beleza a serem seguidos a qualquer preço, a busca por tratamentos e métodos de depilação, emagrecimento, clareamento de pele, redução da celulite e entres outras exigências têm sido de grande expressividade. Dentre os recursos terapêuticos utilizados para tais fins, os Recursos Terapêuticos Físicos, são os mais utilizados na área da Fisioterapia Dermatofuncional.
     Do ponto de vista Ético, Profissional e da Saúde, alguns aspectos dessa realidade são bastante preocupantes e duvidosos e merecem a atenção tanto dos profissionais de saúde quanto da população.

QUEM devo procurar para a aplicação de tais recursos?

         Conforme Resolução COFFITO 80/87, o Fisioterapeuta é o profissional apto à aplicação destes recursos, devido a sua própria formação. Tem a capacidade de avaliar, aplicar segundo conhecimentos anatômicos e fisiológicos e parametrizar os aparelhos utilizados. Ao longo da história, a preferência da classe por somente Recursos Terapêuticos Manuais, gerou margem para que outros profissionais iniciassem indevidamente e ilegalmente a prática, embora a situação tenha sofrido modificações bastante significativas atualmente.

         A falta de fiscalização e consequente facilidade na compra de aparelhos utilizados como Recursos Terapêuticos Físicos têm dado espaço à utilização da prática de maneira clandestina e ilegal. Não somente o profissional de saúde, mas toda a pessoa sem conhecimento ou não tem a permissão para adquirir o produto, inclusive por contrabando. Como foi o caso investigado pelo Fantástico, em Novembro do ano passado, sobre o abastecimento de clínicas especializadas e salões de beleza, em boa parte do país, de maneira ilícita. [Veja a reportagem completa clicando no link ao final da reportagem - Parte II].
        
       Outro grande problema, já proibido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), porém ainda em persistência, é a venda de pacotes de tratamentos e produtos em sites de compras coletivas. O que atrai clientes nesse tipo de compra além da facilidade é o valor bastante reduzido em relação ao preço normal. Os sites especializados nesse tipo de oferta utilizam se um marketing bastante atrativo com imagens de mulheres e homens esteticamente perfeitos. Não caia nessa!