segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trigger Points: Laser x TENS

O trigger point ou ponto gatilho como geralmente é mais conhecido, são nódulos contraídos  em bandas musculares tensas, de 2 a 5mm de diâmetro, que podem ser encontrados nos músculos e fáscias. Eles normalmente aparecem em indivíduos que possuem dor miofacial.


O ponto gatilho constitui-se de uma degeneração de fibras musculares, destruição de fibrilas musculares, aglomeração nuclear e infiltração gordurosa em áreas de degeneração muscular. É um local irritável, localizado em uma estrutura de tecido mole, mais freqüentemente o músculo, caracterizado por baixa resistência e pela alta sensibilidade em relação a outras áreas. 

Quando se pressiona esse ponto por 30 segundos com uma pressão moderada, surge uma dor referida. São considerados ativos quando sua estimulação gera dor referida que reproduz a queixa dolorosa pré-existente do paciente. Encontram-se nos músculos posturais da região cervical, na cintura escapular, pélvica e musculatura mastigatória, onde provocam dor espontânea ou ao movimento. 

Quando presente na musculatura cervical, promovem quadros de dor semelhantes às dores de cabeça ou até mesmo simular dor na articulação temporomandibular.

O tratamento dos pontos gatilhos está diretamente relacionado a sua desativação. A laserterapia é uma alternativa de tratamento, capaz de promover reações biomoduladoras e de restabelecer a normalidade metabólica local e regional. A recuperação funcional, o alívio da dor em um menor período e a redução do consumo de medicamentos analgésicas e anti-inflamatórias são as principais vantagens dessa terapêutica no tratamento da dor.

A terapia com TENS consiste na administração de corrente elétrica na superfície cutânea, de modo a relaxar os músculos hiperativos e promover o alívio de dor imediato. 
O uso do TENS e do laser levam a um efeito analgésico imediato, porém esses efeitos só puderam ser observados imediatamente após a aplicação, não havendo nenhum benefício a longo prazo. Em uma análise comparativa, o laser apresentou melhores resultados que a TENS, sendo além disso mais confortável por não causar nenhuma sensação durante sua aplicação, ao contrário do TENS onde o paciente sente leves “choquinhos”.