domingo, 31 de março de 2013

Iontoforese: você sabe o que é???


A iontoforese é o uso da corrente direta (e suas modulações) para facilitar a entrada de fármacos nos tecidos. O principio básico desta técnica está na repulsão de cargas semelhantes entre os íons de uma solução e a carga de um eletrodo. Para eficácia desta técnica, o fármaco deve ser manipulado em concentrações adequadas e em meios aquosos e a droga colocada no eletrodo com a mesma polaridade.
A iontoforese tem algumas vantagens sobre a ingestão oral de medicamentos: 1- o medicamento não passa pelo fígado, o que reduz a decomposição metabólica do fármaco; 2- a droga pode ficar localizada ao invés de ser absorvida no trato gastrointestinal, ou seja, possui liberação local e não sistêmica.  Tais fatos contribuem para que os efeitos colaterais sejam minimizados.
Os medicamentos mais utilizados nesta prática são os anestésicos, os analgésicos e os antiinflamatórios. Com a iontoforese eles podem penetrar 6 a 20 mm abaixo da pele e podem chegar onde se encontram estruturas tendinosas e cartilaginosas. Por esse motivo, a iontoforese é indicada para tratamento de patologias localizadas como artrite, bursite, tendinite, síndrome dolorosa miofacial, entre outros.
É importante salientar que as medicações requerem prescrição médica. Sendo assim, este é um trabalho feito em conjunto pelo fisioterapeuta, o médico e um farmacêutico/bioquímico.