quinta-feira, 21 de março de 2013

Você sabe comprar um aparelho para eletroterapia???


O mercado atualmente tem oferecido uma gama de oferta de geradores de corrente elétrica, com diversas opções de marcas e designers. Mas, você fisioterapeuta, esta se capacitando para peneirar essa variabilidade de equipamentos? E de quem é a responsabilidade em escolher um aparelho que será levado para o seu consultório?
Muitos profissionais da área estão saindo da graduação sem compactar esse conhecimento, acarretando em uma situação em que quem decide qual aparelho comprar e quais os parâmetros utilizar são os vendedores e as grandes marcas com suas “receitas de bolo”.
É papel do fisioterapeuta ter o conhecimento sobre os tipos de correntes existentes na literatura e identifica-las em cada aparelho, definir suas aplicações e os parâmetros necessários para alcançar um determinado objetivo. Para isso, é de extrema importância, nós futuros fisioterapeutas, adotarmos um comportamento ético, onde sejam respeitadas as funções e os limites de ambos profissionais, cada um com sua área de conhecimento: os fisioterapeutas sendo responsáveis pelo conhecimento técnico científico adquirido ao longo de sua formação e os vendedores pelas informações técnicas de cada aparelho.