sexta-feira, 8 de março de 2013

Para descontrair... Mito ou Verdade?




1 – É verdade que a crioterapia pode ser usada em qualquer fase do reparo?
R- MITO. A crioterapia atua como um estímulo inibitório, benéfico principalmente na fase inflamatória aguda para controlar os sinais e os sintomas inflamatórios, principalmente o edema e a dor.
2- É verdade que quando machucamos e colocamos rapidamente a mão no local, a dor melhora?
R- VERDADE. A mão colocada na área lesionada atua como um estímulo mecânico, que, via teoria das comportas, estimula a liberação de substâncias (encefalina/serotonina) que auxiliam a diminuir temporariamente a intensidade da dor.
3- É verdade que podemos usar recursos de aquecimento (p. ex., bolsa térmica aquecida) em qualquer fase da lesão?
R- MITO. O aquecimento tecidual é indicado depois de passado 48 horas da lesão. Por ser uma estímulo excitatório, pode induzir ao aumento dos sinais e sintomas inflamatórios se usado na fase inflamatória.
4- A higienização dos eletrodos de borracha siliconizada deve ser feita com álcool.
R- MITO. O álcool retira as moléculas de carbono presentes nos eletrodos de silicone, alterando sua capacidade de condução. Portanto, a higienização dos eletrodos deve ser feita apenas com água e sabão neutro.
5- É verdade que a eletroterapia possui contra indicações?
R- VERDADE. As correntes elétricas não devem ser aplicadas na região precordial, sobre áreas de implantes metálicos, no útero gravídico e em regiões de tumor. 

RTF na reabilitação



Os agentes físicos são ferramentas para serem utilizadas como componentes do processo de reabilitação. A American Physical Therapy Association (APTA) (e compartilho da mesma opinião) acredita que a utilização de agentes físicos isoladamente não constitui fisioterapia e que, na maior parte dos casos, os RTF devem ser aplicados em conjunto com outras intervenções.
Apesar dos RTF terem como foco direto o tratamento tecidual, os benefícios advindos da interação energia física-tecidos biológicos podem promover melhoras na atividade e na participação. Os agentes físicos podem também aumentar a efetividade ou facilitar a realização de outras intervenções. É papel do fisioterapeuta determinar qual a melhor estratégia para auxiliar a reabilitação de seu paciente.


Profa. Angélica R. Araújo