quarta-feira, 6 de março de 2013

Um pouquinho de história...

Os agentes físicos têm sido um componente do tratamento médico e de reabilitação durante muitos séculos e são utilizados em uma ampla variedade de culturas. Os romanos e os gregos antigos por exemplo, utilizavam o calor e a água para manter a saúde e para tratar vários problemas musculoesqueléticos e respiratórios.
Outras aplicações históricas dos agentes físicos incluem a utilização do peixe-torpedo elétrico em aproximadamente 400 a.C para tratar dores de cabeça e artrite pela aplicação de choques elétricos à cabeça e aos pés. 
Antes da disponibilidade disseminada de antibióticos e drogas analgésicas e anti-inflamatórias eficazes, os agentes físicos eram comumente utilizados para tratar infecção, dor e inflamação. A luz do sol foi utilizada no tratamento da tuberculose, doenças articulares e ósseas, assim como de transtorno dermatológicos e infecções.
Embora os agentes físicos tenham sido utilizados por seus benefícios terapêuticos ao longo da história, com o tempo, novos usos, aplicações e agentes foram desenvolvidos e certos agentes e aplicações caíram em desuso. Novos usos de agentes físicos se desenvolveram como um resultado da maior compreensão dos processos biológicos subjacentes à doença, disfunção e recuperação e em resposta à disponibilidade de tecnologia mais avançada.
A popularidade dos agentes físicos em particular está baseada na sua história de utilização clínica e, na maior parte dos casos, em dados de pesquisa que sustentam sua eficácia; entretanto, em alguns casos, sua aplicação clínica tem continuado a despeito da falta de evidências que a sustentam ou de serem estas limitadas. É preciso haver mais pesquisas para esclarecer quais intervenções e características dos pacientes proporcionam melhores resultados. Estudo adicional também é necessário para determinar precisamente que resultados devem ser esperados da aplicação dos agentes físicos em reabilitação.

Profa. Dra. Angélica R. Araújo

Será que a eletroterapia é um tratamento utilizado apenas por fisioterapeutas?

Não! Embora, a eletroterapia seja um recurso terapêutico muito utilizado pelos fisioterapeutas, não é exclusivo para eles. Outros profissionais podem utiliza-los também, como por exemplo, o médico.Um exemplo é a utilização de desfibriladores implantáveis no tratamento de arritmias cardíacas. Há uma gama de equipamentos eletroterápicos no mercado, com finalidades, frequências, correntes, modo de manuseio entre outras especificidades diferentes, que depende do objetivo do tratamento. Cabe ao profissional saber qual aparelho eletrofísico presente no mercado, beneficiará melhor o seu paciente.
E voltamos ao post de domingo: Será que os equipamentos disponíveis no nosso mercado estão de acordo com as especificações técnicas necessárias para que a energia seja adequada e suficientemente transmitidas aos tecidos? “Cenas dos próximos capítulos...”